Ano Mariano – Orientações

Tema: Maria, Mãe de Deus e nossa

Lema: Fazei tudo o que ele vos disser – Jo 2,5

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

No dia 7 de dezembro de 2012, em Bragança, o Bispo Diocesano abriu solenemente o Ano Mariano, cujas atividades se estenderão de 2012 ao ano 2015, quando será solenemente encerrado.

A abertura do Ano Mariano foi precedido de um Encontro dos Evangelizadores com Dom Luís, sacerdotes, diácono e Religiosas representantes das paróquias e do nosso Seminário Maior.

Resulta daquela reunião algumas orientações a serem seguidas nas Paróquias e no Seminário Paulo VI na Diocese de Bragança, com aprovação do Bispo Diocesano:

- 7 de Dezembro de 2012, na Catedral de Bragança: solene celebração eucarística de abertura do Ano Mariano. Bênção das Imagens de Nossa Senhora do Rosário e entrega destas às Paróquias e Seminário.

- Fevereiro-Março/2013 (Quaresma): durante o período quaresmal, em cada paróquia, o Pároco constitua a Comissão Paroquial do Ano Mariano, com cujos membros poderá aprofundar as apostilas produzidas pela Comissão Central para a formação dos Evangelizadores. Estes deverão ser recrutados nas Comunidades urbanas e rurais da paróquia em número suficiente para as Peregrinações da Imagem de Nossa Senhora, da Matriz para cada Comunidade.

- Abril/2013 (Tempo Pascal): Em cada paróquia, os Padres realizem a formação dos Evangelizadores em vista das Peregrinações do Ano Mariano e, com os Líderes de Pastorais, Movimentos e Serviços na Paróquia, planejem o programa e iniciativas para um efetivo Lançamento do Ano Mariano em sua paróquia.

- 5 de Maio de 2013: Em cada Paróquia e no Seminário, Lançamento Paroquial do Ano Mariano

- De acordo com agendamento com o Secretário do Bispo, a nível paroquial, na Matriz, com a presença de Dom Luís, culminância do Ano mariano, com a Semana de Peregrinações na Matriz.

- Antes e depois da culminância do Ano Mariano, na Matriz e nas Comunidades urbanas e rurais, poderão ser feitas as Catequeses Orantes, o aprofundamento do Ano da Fé (conforme subsídio a ser produzido pela Comissão Central). Exemplares dos livrinhos destes subsídios deverão ser solicitados ao Instituto de Pastoral Regional, da CNBB Norte II, pelo telefone (91) 3238-1555 (falar como Alan).

SUGESTÕES DA COMISSÃO CENTRAL:

- Como se trata de um Projeto de Evangelização a nível diocesano, ao longo do triênio 2013-2015, todas as atividades deverão de alguma maneira se referir ao Ano Mariano, com seu tema e lema. Isso vai orientar a escolha dos temas de Círios e Festas dos/as Padroeiros/as, encontros com as várias faixas etárias, aprofundamento na Catequese, na Liturgia, na Família, no Dízimo.

- Seja divulgada a logomarca em todos os ambientes da Diocese, principalmente com visíveis banneres nas capelas e na paróquia.

- Seja feita na paróquia uma provisão financeira para os investimentos no Ano Mariano.

- Promova-se um concurso de música sobre o tema e lema do Ano Mariano para uma futura composição de CD do Ano Mariano (falar com Pe. Fernando Dutra, da Cúria Diocesana, e Ir. Kelly, da Catedral).

- Para a culminância semana de Peregrinações Marianas, na sede paroquial, com a presença do Bispo, a Comissão Paroquial coordene tudo com antecedência, a fim de se evitar improvisações, inclusive as celebrações dos Sacramentos que o Bispo poderá presidir (Crisma, Primeiras Comunhões, Confissões, Batismos de Adultos, etc…)

- No Distrito Pastoral, organize-se ao longo de 2013-2015 Mutirões de Confissões em cada Paróquia, a fim de permitir que as pessoas sejam atendidas pelos Padres, e celebrem a sua Reconciliação com maior proveito. Seria bom que isso acontecesse após Celebração Penitencial bem preparada.

- Ao longo do triênio, sejam realizadas avaliações a nível paroquial e distrital de cada etapa realizada no Ano Mariano, a fim de se corrigir falhas e melhorar mais ainda a execução deste Projeto de Evangelização.

Pe. Aldo Fernandes

Pela Comissão Central do Ano Mariano

Sobre o Autor

Tenho 24 anos, moro em Bragança e atualmente trabalho na diocese de Bragança - PA como Editor do Site